sexta-feira, 26 de junho de 2009

Quilt Livre a Máquina

O quilt livre a máquina é executado abaixando-se os dentes de tração, se a máquina dispuser deste recurso, ou cobrindo-os com placa protetora própria. Coloca-se o pé de quilt conhecido por “big-foot”. Ao abaixar os dentes ou cobri-los, a máquina perde a habilidade de tracionar os tecidos em baixo do pé calcador e o comprimento do ponto passa a inexistir.
O quilt livre envolve a produção do ponto simultaneamente com a velocidade da máquina e o movimento dos tecidos. Imagine a superfície do tecido como sendo um pedaço de papel e a agulha da máquina sendo um lápis, ao invés de mover o lápis, move-se o papel. O “big foot”, pé adequado a este processo, deixa uma distância entre a agulha e a máquina permitindo que movimentemos os tecidos facilmente.
O comprimento do ponto é determinado pela velocidade “rápida” ou “lenta” da máquina e pelo movimento “rápido” ou “lento” da movimentação do tecido.
A velocidade rápida da máquina e movimentação lenta do tecido resulta em pontos pequenos. A velocidade lenta da máquina e movimentação rápida do trabalho resulta em pontos maiores. Deve-se encontrar, portanto, uma combinação de entre velocidade da máquina e movimentação do tecido que resulte no comprimento de ponto desejado.
Fonte: Coats

4 comentários:

  1. Oi Leide,obrigada pelas dicas. Em qual regulagem de pontos eu coloco pra fazer o quilt livre? Minha máquina é daquelas singer domésticas. Obrigada

    ResponderExcluir
  2. oi amiga, no quilt livre não tem regulagem de pontos na máquina, na verdade é a gente que controla o movimento das mãos e a velocidade da máquina (pedal) é preciso coordenar mãos e pés pra fazer um bol quilt... treinando bastante vc consegue o efeito que deseja... não tem segredo... vc precisa ter o pé de quilt livre que se ajusta à maquinas domésticas... bjs e obrigada pela visitinha

    ResponderExcluir
  3. NOSSA !!! QUE TUDO VC É MINHA AMIGA NO ORKUT
    GANHEI DE DIA DAS MÃES UMA MÁQUINA JANOME 8077 MUITO TRI E ESTOU VENDO QUAL O MELHOR PÉ DE QUILT PARA ELA ADOREI TER TE ENCONTRADO!!!
    SUPERE BJO
    ANGELA MONI
    FAÇO PARTE DO FLICKR VC CONHECE?VOU TE DEIXAR O LINK SE QUISER ME VISITAR FIQUE A VONTADE!!!
    http://www.flickr.com/photos/35811201@N07/

    ResponderExcluir
  4. Adorei seu blog.

    Gostaria de saber se vc esta gostando da maquina janome 8077

    Bjs
    Sonia

    ResponderExcluir

Fique a vontade pra fazer comentários, críticas e dar sugestões!