sexta-feira, 29 de maio de 2009

Tapete Limpo!

Bom dia! Tudo bem com você? Comigo tudo ótimo, graças ao meu bom Deus. Já faz quase dois meses que pedi demissão do trabalho (5/04) pra me dedicar mais à minha família e a minha casa. Confesso que ainda não me acostumei com a idéia, não consegui ajustar minhas atividades e horários durante o dia, ainda tô na fase de adaptação, afinal trabalhei fora desde os meus 14 anos. E falando em casa, preciso botar ordem em muuuitas coisas por aqui, como organizar os armários, dar fim em coisas que não preciso mais, fazer pequenas reformas que eu mesma consiga fazer, como por exemplo reformar o sofá, pois as almofadas são soltas; os tecidos já estão comprados e agora é tomar coragem e mãos à obra, enfim, preciso botar a casa ordem! Nada melhor do que nos sentirmos bem no ambiente em que vivemos. Gosto muito de visitar os sites de decoração e em alguns tenho encontrado muitas dicas legais e à medida do possível posto pra vocês. Esta que darei abaixo é uma dica de como manter os tapetes limpos (http://revistacasaejardim.globo.com). Você sabe como manter o seu tapete limpo e limpá-lo da maneira certa? Achei essa dica interessante e quero compartilhar com você.

Foto: www.tapetessaocarlos.com.br/
Limpe: Para a limpeza diária, use aspirador de pó ou uma escova macia. Escove no sentido natural do pelo, para não danificá-lo - exceto o carpete, que pode ser aspirado em todos os sentidos. Caso caia algum líquido ou comida, enxugue com um pano branco e seco ou papel absorvente. Pressione a área afetada várias vezes e não faça movimentos circulares para que a sujeira não se espalhe. Em seguida, misture, em uma vasilha, água e detergente neutro bem diluído - uma colher de chá para cada litro de água. Borrife suavemente a solução com a ajuda de um spray e absorva com outro pano branco e seco ou toalha de papel. Em seguida, borrife água limpa e seque. Repita esse procedimento quantas vezes forem necessárias. Só lave-o com produtos apropriados para limpeza de tapetes e carpetes. Na ausência desses produtos, utilize sabão neutro. Nunca use alvejante à base de cloro. Pelo menos duas vezes ao ano, limpe o tapete e deixe-o em local seco e arejado por três ou quatro horas. Isso elimina ácaros e fungos. Para uma limpeza profunda, contrate uma empresa especializada.
Conserve: Não submeta o tapete à luz ou calor intensos, principalmente os coloridos. Isso evita o aparecimento de manchas. Quando precisar guardá-lo, nunca o dobre. Deve-se enrolar o tapete com um produto antitraça. Mude a posição do tapete pelo menos duas vezes por ano. Assim haverá um equilíbrio no desgaste. Para que o seu tapete dure mais e permaneça limpo por mais tempo, impermeabilize-o.
Cuidados especiais:
Couro: Tapetes de couro não devem ficar expostos ao sol e à claridade intensa.
Sisal: Os de fibras, como sisal, são excelentes para quem sofre com alergias, pois a poeira não penetra no material. Apesar de resistente, o material não resiste à umidade. Se algum líquido cair, remova o excesso, sem fazer pressão ou esfregar. Passe um pano úmido com água e detergente neutro e seque bem com o secador.
Carpete: Mensalmente, após a retirada da poeira com o aspirador de pó, passe um pano branco e limpo umedecido em benzina. Lembre-se de deixar o local bem arejado. Tapetes de pele: Evite usar equipamentos de limpeza a vapor e não use o tapete em locais de muito movimento. Use o aspirador apenas no sentido do pelo.
Lembre-se: a melhor maneira de conservar e limpar o tapete é seguir as dicas do fabricante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade pra fazer comentários, críticas e dar sugestões!