sexta-feira, 1 de maio de 2009

PARA REFLETIR

19 de maio de 2009
ALTERNATIVA CELESTIAL
Leitura:2 Coríntios 5:1-11
Entretanto, estamos em plena confiança, preferindo deixar o corpo e habitar com o Senhor.
2Co 5:8

Recentemente desejei feliz aniversário a um jovem amigo meu e perguntei-lhe como se sentia um ano mais velho. Sua resposta brincalhona foi: "Bem, acho que é melhor do que a alternativa!" Nós rimos juntos, mas mais tarde parei para pensar -- será mesmo? Não me entenda mal. Sou feliz por permanecer vivo enquanto o Senhor me permitir viver, ver meus filhos e netos crescerem e experimentarem a vida. Não me empolgo com a inevitabilidade da morte. Mas para um cristão, a outra alternativa para a velhice é a eternidade - e isto não é ruim! Em 2 Coríntios 5, Paulo fala sobre as dores e sofrimentos de nossos corpos, ou nossas tendas temporais. Mas não deveríamos nos desesperar por causa do envelhecimento. Na realidade, o apóstolo nos chama exatamente para o oposto. Ele escreveu: "Entretanto, estamos em plena confiança, preferindo deixar o corpo e habitar com o Senhor" (2 Coríntios 5:8). Confiantes! Satisfeitos! Por quê? Porque a nossa alternativa para a vida terrena é a de que estaremos juntos com o Senhor -- para sempre! A perspectiva celestial que nos aguarda pode nos dar a confiança para viver agora.Se você conhece a Cristo, Sua promessa pode dar o que o autor de hinos escreveu: "Força para hoje e luminosa esperança para o amanhã." Que maravilhosa alternativa! - WEC
A MORTE É A VITÓRIA, POIS SIGNIFICA ETERNIDADE, SANTIDADE E A PRESENÇA DE CRISTO!
18 de Maio de 2009
"O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo a prudência." Provérbios 9:10
Pensamento:
Buscamos a sabedoria em muitos lugares, para lidarmos com as decisões importantes que se apresentam para nós. Mas não há nada como o temor do Senhor, para nos guiar nos caminhos que devemos andar. Quantas vezes tomamos uma decisão precipitada, mas o conhecimento do Santo nos leva à prudência. Quando apresentamos nossos planos diante do Senhor, Ele guia nosso Espírito e nos leva para a direção certa. Por isso, ouça a voz do seu coração, se estiver em paz, significa que podemos seguir adiante, mas se estiver inquieto é melhor ter prudência e agir com o temor no Senhor.
Oração: Senhor, pai querido e todo poderoso Deus, a Sua sabedoria e o Seu conhecimento estão muito acima de qualquer entendimento que o homem possa alcançar. Ajuda-me a entender que os caminhos que parecem bom aos meus olhos, talvez não sejam o melhor caminho, pois somente o temor do Senhor, me faz andar pelos caminhos certos. Por favor perdoa minha arrogância de achar que eu sou capaz de guiar minha própria vida, entrego.
16 de maio de 2009
TEMPO PARA A ADORAÇÃO
Dêem-lhe graças e bendigam o seu nome. 
Salmo 100:4
Em seu livro, George Barna nos conta a história de dois homens de uns trinta e cinco anos que estavam jogando golfe no domingo pela manhã. Ele os descreve como “cristãos nascidos de novo que eliminaram a igreja da sua agenda ocupada.” Ao invés de frequentar a igreja, eles adoravam, como eles mesmos colocaram, na “Igreja Verde.” De acordo com Barna, nos próximos anos, mais e mais pessoas seguirão o caminho destes jogadores de golfe e optarão por não frequentar a igreja.Um jornal cristão constatou que “da formatura do colégio aos vinte e cinco anos, quarenta e dois por cento dos jovens deixam de frequentar a igreja semanalmente.”Seja qual for o motivo, eliminar o louvor público da nossa agenda de vida é uma grande perda. O próprio Deus nos chama para a adoração. Nossa vida frenética precisa disso. A igreja é chamada para prover oportunidade para que as pessoas se reúnam para adorar a Deus, para serem renovadas e desafiadas a viver a fé em sua vida diária. Separar um tempo para adorar beneficia nossos casamentos, fortalece nossas famílias e aprimora todos os nossos relacionamentos. Devemos garantir um tempo para a igreja nas nossas agendas.
15 de maio de 2009
ENTRE QUATRO PAREDES
Quando vocês ficarem irados, não pequem. Apaziguem a sua ira antes que o sol se ponha. 
Efésios 4:26 

Muita gente enfrenta o seguinte dilema: “Eu sei que meu casamento parece um modelo de sucesso, mas entre as quatro paredes do meu castelo particular, a vida é muito diferente.” Esse é o dilema de muitos casais. Através dos anos, visitei lares que aparentemente viviam em plena harmonia, mas na realidade eram uma panela de pressão no fogo, por causa da ira acumulada.A ira é um sentimento legítimo, segundo o ensino da Bíblia. É natural que algumas coisas provoquem nossa ira, nossa indignação. Muitas vezes, uma conversa sincera que até vira discussão, pode aliviar a “ira justa”. Paulo diz: “Quando vocês ficarem irados, não pequem. Apaziguem a sua ira antes que o sol se ponha.” Em outras palavras, os casais devem ter como prioridade o compromisso de resolver a sua ira. A “ira pecaminosa” pode matar os nossos sentimentos de amor uns pelos outros. Ela pode matar a autoconfiança. Algumas pessoas passam pela vida aleijadas emocionalmente porque cresceram com pais irados. A ira pecaminosa constrói um muro não apenas entre nós e os outros, mas entre nós e Deus. Por isso, devemos pedir que Deus perdoe a nossa ira, e pedir ao Espírito que amoleça nosso coração.
14 de maio
O JOGO DA CULPA
“Foi a mulher que me deste por companheira que me deu do fruto da árvore, e eu comi”.
Gênesis 3:12
Recentemente me pediram para me encontrar com um casal que estava com o casamento em frangalhos. A esposa gastou meia hora explicando o que havia de errado com seu marido. Quando ela terminou, o marido fez uma lista de como a sua esposa o havia desapontado. Eles estavam fazendo o conhecido “jogo da culpa”, inventado por Adão há muitos anos quando culpou sua mulher e disse a Deus: “Foi a mulher que me deste por companheira que me deu do fruto da árvore, e eu comi”.Quando as coisas não são o que deveriam ser, precisamos nos perguntar: “O que eu fiz para causar esta ruptura no nosso casamento?”. “O que eu devo fazer para que as coisas melhorem?”. Se não começarmos a olhar e a apontar o dedo para nós mesmos, não haverá cura. Em quase todo casamento em crise, as duas partes têm culpa; e, para que haja renovação, duas pessoas são necessárias.Devemos olhar para nós mesmos e pedir ao Espírito Santo que abra nossos olhos para os nossos próprios erros. Podemos descobrir que, comparado ao cisco no olho do nosso cônjuge, temos uma trave no nosso próprio olho (Mateus 7:4). Devemos primeiro tirar a trave do nosso olho antes de tentar tirar o cisco do olho do outro.
quarta, 13 de maio de 2009
APRENDER A PEDIR DESCULPAS
Confessem os seus pecados uns aos outros...
Tiago 5:16 

Há algum tempo, uma senhora me disse: “Em todos os meus anos de casamento, meu marido nunca me pediu desculpas.” Ela não é a única. Para muitas pessoas, a expressão “desculpe-me” está entre as mais difíceis de pronunciar. Alguns cônjuges nunca disseram essas palavras um para o outro. Alguns pais nunca as disseram para seus filhos, e nem alguns filhos para seus pais. Não importa o quão difícil seja pedir desculpas. Estas palavras estão entre as mais importantes da nossa vida. Uma vez ditas, trazem um sentimento de liberdade e alívio. Ao invés de mostrar fraqueza, essas palavras nos aproximam uns dos outros. Pedir desculpas não nos faz perder o respeito dos outros. Aprender a usar essas palavras poderosas nos direciona para uma cura em nossos relacionamentos.Maridos e mulheres devem aprender a pedir perdão um ao outro. Pais devem estar dispostos a pedir desculpas aos seus filhos quando falham como pais. E filhos devem pedir o perdão de seus pais quando os desobedecem.Erramos e falhamos uns com os outros de muitas maneiras. Se tivermos dificuldade em pedir perdão, devemos rogar ao Espírito Santo que mude nosso coração e nos ensine a admitir nossas falhas.
12 de maio de 2009
APRENDER A OUVIR
Sejam todos prontos para ouvir, tardios para falar e tardios para irar-se... 
Tiago 1:19
Na primeira cena do filme Kramer vs. Kramer, um marido chega em casa, exausto depois de um dia de trabalho e preocupado com uma das suas contas. Sua esposa, que esteve em casa o dia todo, quer conversar. Ela tenta dizer a ele que seu casamento acabou e que vai deixá-lo. Ele não ouve uma palavra do que ela diz, até que a magnitude do que ela está dizendo chama a sua atenção e ele cai em si.Muitos de nós somos mais hábeis em falar do que em escutar. Em mais de uma ocasião, enquanto finjo escutar, eu não ouço uma palavra do que foi dito. Com frequência faço uma pergunta a alguém sem me dar ao trabalho de prestar atenção na resposta. E, mais de uma vez, minha falta de atenção me colocou em uma enrascada.Lutamos para ouvir porque temos o hábito de falar demais. Escutamos com impaciência, pensando apenas no que queremos dizer em seguida. Uma esposa saiu de uma sessão de aconselhamento dizendo: “Por que falar? Você nunca escuta!” Alguns pais também nunca escutam seus filhos, e alguns filhos nunca escutam seus pais. Casamentos, lares e relacionamentos têm sido destruídos porque alguém não se importou em prestar atenção no que estava sendo dito. Peçamos ao Espírito Santo que nos torne melhores ouvintes hoje!
11 de maio de 2009
"Saberás, pois, que o Senhor, teu Deus, é Deus, o Deus fiel, que guarda aaliança e a misericórdia até mil gerações aos que o amam e cumprem os seus mandamentos" - Dt 7:9
PENSAMENTO: Deus é muito bom, Ele é fiel conosco, jamais Ele deixará de cumprir Suapalavra !!! O Senhor nos trouxe a salvação através de Jesus, e fez conosco umaaliança eterna, que já está estabelecida e não mudará !!! Ele já derramou Seuamor por todos nós, já deu o direito a vida plena e abundante, vida eterna como Senhor !!! Sua aliança é para todos, Deus não tem preferidos, o Senhor odeiao pecado, mas Ele ama o pecador. Ainda que sejamos infiéis, Ele não deixará deser fiel conosco. Se nos desviarmos do Seu caminho, o inimigo estará prontopara nos atacar, mas se andarmos no caminho do Senhor, Ele estará nosprotegendo, nos guardando, e o inimigo não poderá tocar em nossa vida.
ORAÇÃO: Pai querido, perdoa minha falta de compromisso com o Senhor, minha falta desantidade, perdoa por andar em caminhos que o Senhor disse para eu não andar.Tem misericórdia de mim, sou apenas um pecador, diante do Seu amor e de tudoque o Senhor fez. Obrigado pela Sua graça que me alcançou, este favorimerecido, que o Senhor derramou sobre cada um de nós. Obrigado pela salvaçãoque o Senhor trouxe para todos que te amam e andam nos Seus caminhos. Queromuito ser o teu filho, amado pelo Senhor !!! Quero muito andar em obediência esantidade, ajuda-me Senhor, guia meus passos, livra-me de toda armadilha doinimigo. Eu oro em nome de Jesus. Amém.
1o de maio de 2009
HONRA TUA MÃE
Sua fé não fingida, que primeiro habitou em sua avó Lóide e em sua mãe, Eunice...livremente... 
2 Timóteo 1:5
Um jornalista perguntou a um renomado teólogo: “O senhor escreveu grandes livros sobre Deus. Diga-me, como sabe que tudo aquilo é verdade?”. Dizem que ele respondeu: “Minha mãe me contou.” Esta resposta, um tanto simples para uma pergunta profunda, diz muito sobre a influência das mães em seus lares. Enquanto ambos os pais têm um papel importante na criação dos filhos, geralmente é a mãe que define o lar e molda as mentes das crianças. Durante minha infância, a primeira pessoa que eu procurava quando voltava da escola era minha mãe. Quando ela morreu, a vida em casa mudou radicalmente. Meu pai fazia o que podia para manter o lar especial, mas nunca mais foi o mesmo sem a presença da minha mãe. Devemos ser gratos por nossas mães, e dizer a elas o quanto as amamos e respeitamos. Nos nove anos que convivi com a minha mãe, nunca lhe disse o quanto a amava. Devemos agradecer a Deus pelo papel que nossas mães exercem ou exerceram em nossa vida. Nem todas as mães são como queríamos que fossem. Muitas delas são negligentes, distantes ou violentas. Deve-se orar por estas mães, pedindo que Deus as ajude e nos ajude a perdoá-las; e nos ensine a amá-las e a aceitá-las como são ou foram.Ore Senhor amado, damos-te graças por nossas mães. Que nosso amor por elas se mostre na honra, no respeito e no carinho. Ajuda-nos a sermos filhos e pais carinhosos. Em nome de Jesus. 
Amém. Pense A mãe é geralmente a primeira a falar
 aos seus filhos sobre Deus.
09 de maio de 2009
"Não é bom agir sem refletir; e o que se apressa com seus pés erra o caminho." Pv 19:2
Pensamento: Este texto mostra a importância de ser paciente, cauteloso, e prudente para esperar que as coisas aconteçam no momento oportuno. Apressar as coisas não é uma decisão prudente, é preciso saber esperar para que se possa ter um aproveitamento total de qualquer situação. O amadurecimento é adquirido somente com o tempo, e as experiências precisam ser vividas dia-a-dia.
Oração: Querido Pai, por favor, dê-me a sabedoria para enxergar o que é melhor, correto e verdadeiro, ajuda-me a esperar com paciência o momento certo para que as coisas aconteçam, não permita que eu seja precipitado e não permita que eu venha me desviar do Seu caminho, porque a minha alegria é Lhe servir e honrar. Em nome de Jesus, Amém.
08 de Maio de 2009
Sacrifícios agradáveis a Deus são o espírito quebrantado; coração compungido e contrito, não o desprezarás, ó Deus.-- Salmos 51:17
PENSAMENTO: Espírito quebrantado é a mansidão, que nos leva a condição e atitude dereceber instrução e correção. Jesus nos convida a tomarmos sobre nós o Seujugo e aprender dEle porque Ele é manso e humilde de coração (Mateus 11:29). Ojugo é a canga que une dois bois, geralmente o menos experimentado ao que temmais experiência, para aprender como se deve proceder. Sem mansidão nada seaprende, e você e eu precisamos aprender com Jesus como viver a vida noEspírito. Que o nosso coração se derrame diante do Senhor para que possamosfazer a Sua vontade, e certamente o Senhor não nos desprezará e jamais nosabandonará.
ORAÇÃO: Pai querido, perdoa minha falta de quebrantamento, ensina-me a ter mansidão,para que eu possa ter vida em santidade na Sua presença, aprendendo na medidaem que vou conhecendo o caráter de Jesus, que nos deu o maior exemplo deobediência ao Senhor. Quero andar nos Seus caminhos, em santidade, emfidelidade, em obediência, em amor e bondade. Eu oro em nome de Jesus. Amém.
Devocional Diário
07 de Maio de 2009
"Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus." João 3:3
Pensamento:
A Bíblia é bem clara sobre a necessidade de uma pessoa nascer de novo para receber a vida eterna. Nascemos de novo quando aceitamos Jesus como Senhor e Salvador, e o convidamos para fazer parte da nossa vida. Ao aceitar a Jesus e chamá-lo de Senhor, nos colocamos na condição de servos, porque servir a Deus ou ao próximo, é a maneira de demonstrar o amor que está em nós. Portanto se não estamos servindo, o amor de Deus não está em nós, e sendo assim, precisamos pensar se, de fato, nascemos de novo e somos novas criaturas.
Oração: Pai querido, obrigado por me permitir nascer de novo, ter uma nova vida, ser uma nova criatura, e ainda me permitir morar no Seu reino. Ajuda-me a entender o que é a atitude de servir bem ao Senhor e ao meu próximo, me perdoa porque eu não tenho praticado o amor como deveria, que eu possa receber uma porção transbordante do Espirito, pois eu sei que só Ele me capacita para praticar o amor e o serviço. Eu oro em nome de Jesus. Amém.

06 de Maio de 2009
"A intimidade do SENHOR é para os que o temem, aos quais ele dará a conhecer a sua aliança." Salmos 25:14
Pensamento:
O temor ao Senhor nos leva a Sua intimidade, nos faz andar em Seus caminhos, nos leva a obedecer e a confiar nEle. Quando temos intimidade com o Pai, recebemos o Seu amor, o Seu cuidado, e até mesmo Sua companhia. Quantas vezes nos sentimos sozinhos, mesmo às vezes no meio de muita gente, e ainda assim sentimos que estamos só e esquecidos neste mundo... A intimidade com o Senhor, nos faz lembrar que Jesus está sempre perto de nós, e querendo derramar sobre nossos corações a Sua paz e o Seu amor, para que possamos sentir a Sua presença viva e real dentro de nós.
Oração: Pai querido, leva-me a intimidade com o Senhor, quero estar bem perto de Ti, cada dia mais. Ensina-me o temor, ensina-me a ouvir Sua voz para que eu possa entender a Sua vontade e os Seus planos para a minha vida. Quero sentir a presença real do Senhor Jesus em minha vida, quero receber o Seu amor e a Sua paz... Eu oro em nome de Jesus. Amém.

05 de Maio de 2009
"Porque a visão ainda está para cumprir-se no tempo determinado, mas se apressa para o fim e não falhará; se tardar, espera-o, porque, certamente, virá, não tardará." Habacuque 2:3
Pensamento:
Deus tinha um plano sobre a vida do povo, e o profeta Habacuque se questionava querendo entender porque Deus aparentemente não estava agindo. Então quando o Senhor lhe trouxe uma resposta, Habacuque entendeu que Deus não falha, e Ele faz cumprir Sua palavra no tempo determinado. Uma das coisas mais difíceis para nós é ter que esperar. No mundo agitado em que vivemos temos pressa para tudo, e queremos tudo para ontem. Por isso muitas vezes acabamos tomando decisões precipitadas. Devemos aprender a nos colocar na presença de Deus apresentando nossos pedidos a Ele, e aprender a esperar pela resposta com fé, pois certamente ela não tardará.
Oração: Senhor Deus, obrigado por esta palavra. Ensina-me a viver com paciência e ajuda-me a esperar pelo tempo determinado. Perdoa pela minha ansiedade, e muitas vezes até a falta de fé. Eu sei que o Senhor jamais se esquece de nenhum dos Seus filhos, eu sei que o Senhor jamais irá me deixar desamparado. Obrigado Senhor. Eu oro em nome de Jesus. Amém.
04 de Maio de 2009
"O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; porém é longânimo para convosco, não querendo que ninguém se perca, senão que todos venham a arrepender-se." 2 Pedro 3:9
Pensamento: Longe de ser um Deus vingativo, procurando alguma razão para nos condenar, Deus quer que todos os povos, de todas as raças e línguas, O conheçam, sejam alcançados pelo Seu amor, e recebam a Jesus como Senhor e Salvador. Nossa paixão pela vinda do Senhor deve ser igualada por nossa paixão de compartilhar a Sua graça. Se nosso desejo é fazer a vontade do Senhor e agradá-lo no que fazemos, devemos estar sempre atentos às oportunidades que o Espírito Santo nos dá, para anunciar o evangelho de Jesus para aqueles que ainda não foram alcançados.
Oração: Pai querido, ensina-me a anunciar Seu evangelho com amor, ensinando o verdadeiro significado do arrependimento, da vida em comunhão com o Senhor, e da salvação através de Jesus. Perdoa porque muitas vezes tenho sido negligente, e tenho deixado de falar do Seu amor. Que o Espírito Santo possa me conduzir, criando boas oportunidades para falar de Ti para aqueles que ainda não foram reconciliados. Eu oro em nome de Jesus. Amém.
03 de Maio de 2009
"Cantarei ao Senhor enquanto eu viver; cantarei louvores ao meu Deus, enquanto eu tiver existência." Salmos 104:33
Pensamento: Estamos sempre pedindo e pedindo, mas será que temos lembrado de louvar ao Senhor ??? Queremos sempre ouvir uma palavra de incentivo, uma palavra de amor, que nos conforte em meio a tantas lutas, porque estamos sempre olhando para as circunstâncias, e não percebemos quanta coisa o Senhor já fez... Sua graça e o Seu amor derramado por nós, deve ser motivo constante de gratidão, e motivo para que sejamos verdadeiros adoradores do Senhor. Portanto, cantemos louvores ao nosso Deus !!! Vamos adorá-lo !!! Pois digno És, de toda a nossa adoração e todo o nosso amor !!!
Oração: Pai querido, eu Te louvo, eu Te adoro, eu Te amo, Tu és meu Pai, Tu és meu amigo, Tu és a única e verdadeira razão da minha felicidade, é maravilhoso poder ser amado por Ti, quero viver a eternidade contigo, derrama do Teu espirito sobre a minha vida, uma porção dobrada, uma boa medida, recalcada e transbordante, quero estar sempre cheio para adorar ao Senhor... Obrigado por tudo... Em nome de Jesus. Amém.
02 de Maio de 2009
"O ódio excita contendas, mas o amor cobre todas as transgressões" (Provérbios 10:12)
Nossas piores tendências querem pagar mal com mal, desprezo com desprezo, mesquinharia com mesquinharia e ódio com ódio. Deus sempre quis que seu povo fosse uma influência redentora no seu mundo, sociedade e relacionamentos. Paulo relembrou os cristãos em Roma que não deviam “pagar o mal com mal” (Rm 12:17). Aqui, o homem sábio de Deus nos ensina uma verdade semelhante. O amor tira o rancor de situações difíceis, enquanto o ódio aumenta o ardor da amargura e ira. Fomos chamados para sermos pessoas diferentes que tornam o mundo um lugar diferente. Não é sempre fácil, mas é sempre poderoso.
Oração: Pai, confesso que quando estou contrariado, fico bravo e tentado a devolver da mesma forma. Por favor, remova o lado escuro do meu caráter através da influência redentora e purificadora do seu Espírito Santo, e do amor que o Espírito inspira. No nome de Jesus eu oro. Amém.
iluminalma.com.br
01 de Maio de 2009
O TRABALHO DE NOSSAS MÃOS
Leitura: Salmo 112

...será tido em memória eterna. - Salmo 112:6
Um dos motivos pelo qual somos deixados na terra e não levados ao céu, imediatamente após confiarmos em Cristo para a salvação, é o fato de Deus ter trabalho para fazermos. "O homem é imortal," Santo Agostinho disse: "O homem é mortal, até que seu trabalho seja feito."O momento de nossa morte não é determinado por qualquer pessoa ou por algo aqui na terra. Essa decisão é tomada nos conselhos do céu. Quando tivermos feito tudo o que Deus tem em mente para fazermos, então e somente então, Ele nos levará para o lar celestial -- e, nenhum segundo antes. Conforme Paulo coloca: "…tendo Davi servido à sua própria geração, conforme o desígnio de Deus, adormeceu" (Atos 13:36).Enquanto isto, até Deus nos levar para casa, há muito que fazer. Jesus disse: "É necessário que façamos as obras daquele que me enviou, enquanto é dia, a noite vem, quando ninguém pode trabalhar" (João 9:4). À noite em que fecharemos os nossos olhos de uma vez por todas sobre este mundo se aproxima, ou o nosso Senhor retornará e nos levará para estarmos com Ele. Cada dia que passa faz este momento aproximar-se mais e mais.Enquanto temos a luz do dia, devemos trabalhar -- não para conquistar, adquirir, acumular e se aposentar, mas para tornar visível o Cristo invisível tocando as pessoas com o Seu amor. Então estaremos confiantes que "…no Senhor, o vosso trabalho não é vão" (1 Coríntios 15:58). -- DHR
Aos olhos de Deus a verdadeira grandeza é servir aos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade pra fazer comentários, críticas e dar sugestões!